(2009) Brasil Afora

Postado por RamonRamyres On 02:53

Os Paralamas do Sucesso lançam o álbum "Brasil Afora" no começo de fevereiro de 2009.

Brasil Afora é o mais novo album da banda Os Paralamas do Sucesso, com participações de Carlinhos Brown e Zé Ramalho. 27 anos de carreira e 12 álbuns de estúdio dão segurança a qualquer banda. Brasil Afora, primeiro de inéditas desde Hoje, de 2005, bem reflete isso.

É um disco solar, despretensioso e que, sem querer inventar a roda, traz a assinatura inconteste de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone. Vindos de um bem-sucedido projeto (a comemoração de 25 anos de banda ao lado dos Titãs) e sem o fantasma do acidente de Herbert, o trio se mostra plenamente confortável com seu status nos dias de hoje.


Diante disso, é curioso ouvir de Bi Ribeiro que a estabilidade vinda com a experiência é apenas aparente. “Quanto mais vamos para a frente, mais fácil é ser ultrapassado e difícil encontrar gente que ainda queira nos ouvir. O grande desafio é continuar provocando algo em alguém.” Isso, de acordo com ele, ocorre a cada novo disco e novo show. “Mesmo que hoje em dia um CD não valha nada, temos que continuar fazendo música e colocando para fora, pois nosso negócio é estrada.”

No caso de Brasil afora, quase que literalmente – não por acaso, o projeto gráfico foi inspirado nos dizeres que aparecem na parte posterior dos caminhões. O disco foi gravado em Salvador e Rio de Janeiro. Além da canção-título, há outras que fazem referência a diferentes regiões do país, caso de Mormaço (“Está lá ao deus-dará/ Na costa da Paraíba”) e Taubaté ou Santos.

A sonoridade também é diversificada. Se nos trabalhos mais recentes – caso de Longo caminho (2002), o primeiro álbum da banda lançada pós-acidente de Herbert – era o rock quem ditava as regras, agora o grupo desacelerou. Nas 11 canções, o que se ouve é reggae e pop com algumas referências mais regionais. Há algumas exceções, caso de Brasil afora (a mais pesada do disco) e Aposte em mim (pop rock palatável de refrão forte).

O hiato entre Hoje e o novo disco foi maior (de uma maneira geral, os Paralamas lançam disco a cada dois anos) devido ao projeto com os Titãs. Tanto por isso, Brasil afora começou a ser trabalhado no início de 2007, sendo interrompido pouco tempo mais tarde. Foi retomado no início de 2008. Na época, o trio resolveu chamar Carlinhos Brown para uma nova parceria depois da bem realizada Uma brasileira (1995).

“Como fomos tocar com os Titãs na Bahia, o Brown convidou a gente para gravar no estúdio dele (Ilha dos Sapos, no Candeal). Nunca tinha ido lá, é um salão inteiro sem separação com a parte técnica e com instrumentos pendurados para todo lado. Resolvemos gravar lá, pois aí poderíamos nos dedicar somente ao disco. Não havia conta, babá, empregada em que pensar”, continua Bi. As bases foram registradas em Salvador em somente uma semana. No Rio, ficaram apenas metais e teclados, gravados no estúdio de Liminha, que mais uma vez produziu os Paralamas.

Além de Liminha, que comparece em algumas guitarras e violões, outras participações no disco foram de Stephane San Juan (percussão em El amor, versão de Herbert para El amor después del amor, de Fito Paez), Carlinhos Brown (em Sem mais adeus, dele e Alain Tavares) e Zé Ramalho (em Mormaço). “Quando o Herbert apareceu com essa letra, houve um encontro com o Zé Ramalho num show beneficente. Foi tão bom que a gente pensou em estreitar a amizade, ainda mais porque o Herbert é paraibano como ele.”

Público renovado Brasil afora é o álbum dos Paralamas que mais tem canções de terceiros. Carlinhos Brown ainda comparece com outra faixa, Quanto ao tempo (dele e Michael Sullivan); Arnaldo Antunes assinou a letra do primeiro single, A lhe esperar (com música de Liminha). É também o álbum mais curto da banda (não passa dos 33 minutos). Sinal dos tempos, conforme afirma Bi Ribeiro. “Atualmente é difícil ouvir um disco inteiro. Quinze músicas são um desperdício. Com meia hora, fica mais fácil ouvi-lo de uma tacada só. Mas gravamos quase 20 músicas e pensamos que, em vez de lançar um, podemos lançar dois discos. As que entraram foram as que estavam mais bem resolvidas.”

Na hora de reunir todas num CD, a banda resolveu deixar a 12ª faixa de fora. O palhaço só está disponível on-line –, por ora, apenas no Uol Megastore, mas Bi Ribeiro comenta que, como a banda está investindo na internet, ela deve ser colocada posteriormente no site do grupo. “Até agora, não tínhamos dado muita bola para a internet. Temos site, Myspace, mas superdesatualizados. Sabemos que temos que focar mais nisso, pois nosso público vem se renovando”, conclui.

Amigos e rivais

A reunião comemorativa com os Titãs para celebrar os 25 anos de cada uma das bandas rendeu mais do que os Paralamas imaginavam. O CD e o DVD foram lançados em 2008 e, de acordo com Bi Ribeiro, os dois grupos têm shows agendados até julho. “Tinha pensado no projeto com um tempo limitado, mas esses encontros são tão divertidos que os shows fluem naturalmente. É muito bacana estar ao lado dos caras, pois hoje são nossos irmãos, mas no começo eram quase rivais”, comenta o baixista.

Brasil Afora (2009)

01. Meu Sonho
02. Sem Mais Adeus (com Carlinhos Brown)
03. A Lhe Esperar
04. El Amor (El Amor Después Del Amor)
05. Quanto ao Tempo
06. Aposte em Mim
07. Mormaço (com Zé Ramalho)
08. Taubaté ou Santos
09. Brasil Afora
10. Tempero Zen
11. Tão Bela
12. O Palhaço

Clica aí!!

1 Comment

  1. Olá brothers por que os links estão direcionados para um servidor inoperante?

    Posted on 25 de novembro de 2022 às 11:45

     

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br