(1985) Televisão

Televisão, segundo disco do Titãs, lançado em 27 de julho de 85, pela WEA.

Tal como o álbum de estréia Titãs, este disco ainda representava a faceta mais pop dos Titãs e não conseguiu trazer um verdadeiro sucesso de público à banda. A proposta sonora ainda estava confusa e a estética do LP não agradou aos membros, como lembrado anos depois, de cada faixa simbolizar um diferente canal de TV. Assim, passamos pela new wave ("Televisão"), reggae (na versão inicial de "Pra Dizer Adeus", ainda com Nando Reis nos vocais), rock da década de 50 ("Tudo Vai Passar") e doo-wop ("Sonho com Você").

No entanto, uma faixa ao final do álbum simboliza a direção que a banda tomaria em trabalhos posteriores. Com apenas um minuto e quarenta segundos de duração, "Massacre" prepararia o caminho que levaria o grupo ao pesado disco seguinte: Cabeça Dinossauro.

Naquele tempo, o octeto paulistano não era muito bem recebido pelo público carioca. Chamar o cantor e guitarrista Lulu Santos foi um meio que eles acharam que poderia quebrar esta barreira, mas a banda, poucos dias depois do começo dos trabalhos de produção do álbum, não conseguiu encontrar uma relação pacífica com o artista carioca. Este implicava com a presença da faixa-título no trabalho, a técnica dos músicos e não satisfez a banda com a mixagem que fez para o trabalho. Até o final de dezembro daquele ano, Televisão chegou apenas às 24 mil cópias vendidas.

O ano de 1985 se encerraria de uma forma infeliz para os Titãs: Arnaldo Antunes e Tony Bellotto foram detidos por posse de heroína. Bellotto foi libertado após o pagamento da fiança, entretanto, Arnaldo teve de amargar a cadeia por quase um mês. Foi algo impactante para o grupo, que teve treze shows cancelados e correu o perigo de se extinguir.

Televisão (1985)

01. Televisão
02. Insensível
03. Pavimentação
04. Dona Nenê
05. Pra Dizer Adeus
06. Não Vou Me Adaptar
07. Tudo Vai Passar
08. Sonho Com Você
09. O Homem Cinza
10. Autonomia
11. Massacre

Clica aí!!

(1984) Titãs

Titãs é primeiro álbum da banda, lançado em agosto de 84, pela WEA.

Após várias divergências enfrentadas - como a indisposição do co-fundador Ciro Pessoa de continuar no grupo - os Titãs - agora sem o "do Iê Iê" que carregavam no nome - gravaram seu primeiro álbum, com onze faixas. Embora com um repertório afiado (criado nos então dois anos de existência da banda), o disco decepcionou o conjunto no que tange à produção, realizada num estúdio de jingles, o Áudio Patrulha, deixando o som bastante fraco. Ainda assim, foi um disco bem recebido pela crítica daquela época.

Foi nele que os Titãs vieram a conhecer seu primeiro grande sucesso: "Sonífera Ilha", cantada por Paulo Miklos. Assinada por Tony Bellotto, Marcelo Fromer, Branco Mello, Ciro e Barmack, garantiu presenças constantes nas rádios e em atrações televisivas como a Discoteca do Chacrinha e o Programa Raul Gil. As vendagens de Titãs, porém, foram decepcionantes: o álbum não chegou nem mesmo a 50 mil cópias vendidas. Parte da culpa foi atribuída ao lançamento em compacto da própria "Sonífera Ilha", que acabou por trazer "Toda Cor", futuro single, no lado B, que vendeu cerca de 60 mil exemplares. Mas o lançamento de singles era uma praxe no mercado brasileiro na época e uma ferramenta decisiva para o sucesso de bandas contemporâneas dos Titãs, como o Ultraje a Rigor e o Kid Abelha. Nesse sentido, o lançamento do single é uma explicação pouco convincente para as baixas vendagens do disco de estréia.

Fora estas duas faixas, ainda constam versões para: "The Harder They Come", de Jimmy Cliff, que Nando Reis interpretou como "Querem Meu Sangue"; "Patches" (de Ronald Dunbar e G. N. Johnson), vertida para o português como "Marvin" por Nando e Sérgio Britto; e de "Ballad of John and Yoko" (dos Beatles), transformada por Sérgio em "Balada Para John e Yoko", sem contar a versão inicial de "Go Back", feita pelo tecladista a partir de um poema de Torquato Neto. Todas seriam posteriormente revistas em outros discos do grupo, com resultados consideravelmente superiores tanto do ponto de vista artístico quanto financeiro.

No final daquele ano de 1984, André Jung sai da banda. Acharam em Charles Gavin, ex-membro do Ira! e então membro do RPM, o substituto ideal para os futuros trabalhos. Curiosamente, André Jung entraria em seguida para uma das bandas mais tradicionais do rock'n'roll brasileiro - o mesmo Ira! que Charles Gavin abandonara por discordar dos rumos mods da sonoridade.

Titãs (1984)

01. Sonífera Ilha
02. Marvin (Patches)
03. Babi Índio
04. Go Back
05. Pule
06. Querem Meu Sangue (The Harder They Come)
07. Mulher Robot
08. Demais
09. Toda Cor
10. Balada Para John e Yoko (Ballad of John and Yoko)
11. Seu Interesse


Clica aí!!

(2009) Brasil Afora

Os Paralamas do Sucesso lançam o álbum "Brasil Afora" no começo de fevereiro de 2009.

Brasil Afora é o mais novo album da banda Os Paralamas do Sucesso, com participações de Carlinhos Brown e Zé Ramalho. 27 anos de carreira e 12 álbuns de estúdio dão segurança a qualquer banda. Brasil Afora, primeiro de inéditas desde Hoje, de 2005, bem reflete isso.

É um disco solar, despretensioso e que, sem querer inventar a roda, traz a assinatura inconteste de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone. Vindos de um bem-sucedido projeto (a comemoração de 25 anos de banda ao lado dos Titãs) e sem o fantasma do acidente de Herbert, o trio se mostra plenamente confortável com seu status nos dias de hoje.


Diante disso, é curioso ouvir de Bi Ribeiro que a estabilidade vinda com a experiência é apenas aparente. “Quanto mais vamos para a frente, mais fácil é ser ultrapassado e difícil encontrar gente que ainda queira nos ouvir. O grande desafio é continuar provocando algo em alguém.” Isso, de acordo com ele, ocorre a cada novo disco e novo show. “Mesmo que hoje em dia um CD não valha nada, temos que continuar fazendo música e colocando para fora, pois nosso negócio é estrada.”

No caso de Brasil afora, quase que literalmente – não por acaso, o projeto gráfico foi inspirado nos dizeres que aparecem na parte posterior dos caminhões. O disco foi gravado em Salvador e Rio de Janeiro. Além da canção-título, há outras que fazem referência a diferentes regiões do país, caso de Mormaço (“Está lá ao deus-dará/ Na costa da Paraíba”) e Taubaté ou Santos.

A sonoridade também é diversificada. Se nos trabalhos mais recentes – caso de Longo caminho (2002), o primeiro álbum da banda lançada pós-acidente de Herbert – era o rock quem ditava as regras, agora o grupo desacelerou. Nas 11 canções, o que se ouve é reggae e pop com algumas referências mais regionais. Há algumas exceções, caso de Brasil afora (a mais pesada do disco) e Aposte em mim (pop rock palatável de refrão forte).

O hiato entre Hoje e o novo disco foi maior (de uma maneira geral, os Paralamas lançam disco a cada dois anos) devido ao projeto com os Titãs. Tanto por isso, Brasil afora começou a ser trabalhado no início de 2007, sendo interrompido pouco tempo mais tarde. Foi retomado no início de 2008. Na época, o trio resolveu chamar Carlinhos Brown para uma nova parceria depois da bem realizada Uma brasileira (1995).

“Como fomos tocar com os Titãs na Bahia, o Brown convidou a gente para gravar no estúdio dele (Ilha dos Sapos, no Candeal). Nunca tinha ido lá, é um salão inteiro sem separação com a parte técnica e com instrumentos pendurados para todo lado. Resolvemos gravar lá, pois aí poderíamos nos dedicar somente ao disco. Não havia conta, babá, empregada em que pensar”, continua Bi. As bases foram registradas em Salvador em somente uma semana. No Rio, ficaram apenas metais e teclados, gravados no estúdio de Liminha, que mais uma vez produziu os Paralamas.

Além de Liminha, que comparece em algumas guitarras e violões, outras participações no disco foram de Stephane San Juan (percussão em El amor, versão de Herbert para El amor después del amor, de Fito Paez), Carlinhos Brown (em Sem mais adeus, dele e Alain Tavares) e Zé Ramalho (em Mormaço). “Quando o Herbert apareceu com essa letra, houve um encontro com o Zé Ramalho num show beneficente. Foi tão bom que a gente pensou em estreitar a amizade, ainda mais porque o Herbert é paraibano como ele.”

Público renovado Brasil afora é o álbum dos Paralamas que mais tem canções de terceiros. Carlinhos Brown ainda comparece com outra faixa, Quanto ao tempo (dele e Michael Sullivan); Arnaldo Antunes assinou a letra do primeiro single, A lhe esperar (com música de Liminha). É também o álbum mais curto da banda (não passa dos 33 minutos). Sinal dos tempos, conforme afirma Bi Ribeiro. “Atualmente é difícil ouvir um disco inteiro. Quinze músicas são um desperdício. Com meia hora, fica mais fácil ouvi-lo de uma tacada só. Mas gravamos quase 20 músicas e pensamos que, em vez de lançar um, podemos lançar dois discos. As que entraram foram as que estavam mais bem resolvidas.”

Na hora de reunir todas num CD, a banda resolveu deixar a 12ª faixa de fora. O palhaço só está disponível on-line –, por ora, apenas no Uol Megastore, mas Bi Ribeiro comenta que, como a banda está investindo na internet, ela deve ser colocada posteriormente no site do grupo. “Até agora, não tínhamos dado muita bola para a internet. Temos site, Myspace, mas superdesatualizados. Sabemos que temos que focar mais nisso, pois nosso público vem se renovando”, conclui.

Amigos e rivais

A reunião comemorativa com os Titãs para celebrar os 25 anos de cada uma das bandas rendeu mais do que os Paralamas imaginavam. O CD e o DVD foram lançados em 2008 e, de acordo com Bi Ribeiro, os dois grupos têm shows agendados até julho. “Tinha pensado no projeto com um tempo limitado, mas esses encontros são tão divertidos que os shows fluem naturalmente. É muito bacana estar ao lado dos caras, pois hoje são nossos irmãos, mas no começo eram quase rivais”, comenta o baixista.

Brasil Afora (2009)

01. Meu Sonho
02. Sem Mais Adeus (com Carlinhos Brown)
03. A Lhe Esperar
04. El Amor (El Amor Después Del Amor)
05. Quanto ao Tempo
06. Aposte em Mim
07. Mormaço (com Zé Ramalho)
08. Taubaté ou Santos
09. Brasil Afora
10. Tempero Zen
11. Tão Bela
12. O Palhaço

Clica aí!!

BlogBlogs.Com.Br