(1983) Cinema Mudo

Postado por RamonRamyres On 14:24

Cinema Mudo é o álbum de estréia dos Paralamas do Sucesso, lançado em 1983.

Vendeu 5 mil cópias inicialmente, e 90 mil no total. Herbert Vianna não gosta muito do resultado, e diz que a gravação do disco fora "manipulada" pela gravadora, que acrescentou solos, ecos, teclados, etc. Levou a uma turnê com 37 shows em 1983, e 112 (juntando com a turnê de O Passo do Lui) em 1984.

O álbum começou com uma fita demo mandada à rádio Fluminense FM em 1982, com 4 músicas: "Vital e sua Moto", "Patrulha Noturna", "Encruzilhada Agrícola-Industrial" e "Solidariedade Não!". "Vital", em homenagem ao primeiro baterista da banda, Vital Dias, foi bem tocada no verão de 83, e levou á um contrato com a EMI. Tirando "Solidariedade Não" (sobre o sindicato polonês), todas as músicas do demo entraram no álbum (mas uma com o nome encurtado para "Encruzilhada", e "Vital e Sua Moto" com novo arranjo).

As duas músicas mais conhecidas, que viraram compactos, são "Vital" (lado B:"Patrulha Noturna") e a faixa-título "Cinema Mudo" (lado B:"Shopstake"). O disco também inclui uma versão para "Química", do Legião Urbana.

"Vovó Ondina é Gente Fina" é homenagem á avó de Bi Ribeiro, que os deixava ensaiar em sua casa.

"Volúpia" é a primeira canção dos Paralamas a incluir sopros.


Cinema Mudo (1983)

01. Vital E A Sua Moto
02. Foi o Mordomo
03. Cinema Mudo
04. Patrulha Noturna
05. Shopstake (Instrumental)
06. Vovó Ondina É Gente Fina
07. O Que Eu Não Disse
08. Química
09. Encruzilhada
10. Volúpia

Clica aí!!

0 comentários

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br