(1995) Vamo Batê Lata

Postado por RamonRamyres On 18:46

Vamo Batê Lata é o segundo disco ao vivo dos Paralamas do Sucesso, lançado em 1995.

Além do show, o CD incluía um "EP" com 4 músicas inéditas.

O álbum teria marcado a volta dos Paralamas às paradas de sucesso, alçado pelo sucesso "Uma Brasileira" e a polêmica "Luís Inácio (300 Picaretas)". Vamo Batê Lata teve mais de 800.000 cópias vendidas.

Gravado em 2 duas apresentações da turnê de Severino, no Palace em São Paulo, o show inclui muitas músicas do álbum, além de "clássicos paralâmicos" como "A Novidade", "Trac-Trac"(com a participação do autor Fito Paez) e "Alagados".

Na versão de Tim Maia, "Você", há a menção de outra canção de Tim, "Gostava Tanto de Você". Outra versão é "Um a Um", de Jackson do Pandeiro.

"Meu Erro" tem a instrumental de Santana, "Soul Sacrifice", como música incidental. Além disso, duas músicas são citadas: "Paraíba" (Luiz Gonzaga) em "O Rio Severino", e "Sol e Chuva"(Alceu Valença) em "Não Estrague o Dia".

O vídeo, dirigido por Roberto Berliner, inclui quatro músicas a mais, dentre elas uma versão de "Whole Lotta Love", do Led Zeppelin. Além disso, "Uma Brasileira", que só seria lançada no CD do show, também é tocada. O DVD do show seria lançado em 2005.

O CD bônus fora rotulado EP, por ter apenas quatro faixas(como os antigos extended play). Toda a banda de apoio dos Paralamas toca no EP, exceto João Fera (os teclados foram feitos por Herbert).

"Uma Brasileira" foi o principal single. Com a participação especial de Djavan, fora testada na turnê de Severino (inclusive incluída no VHS de Vamo Batê Lata). A letra é típica de Carlinhos Brown, com versos que se ajustam á melodia, não importa se fazem sentido (tatibitate, trate-me trate, como um candeeiro, ô, somos do interior do milho). A inspiração para canção foi a mulher de Herbert, Lucy Needham Vianna, que apesar de ser inglesa já era considerada "uma brasileira" (e também por causa dela o refrão é em inglês: "One more time, ime, ime").

"Saber Amar" é uma balada sofisticada, sobre o amor e saber mantê-lo. A música tem 3 convidados: o argentino Charly Garcia no piano, o ex-Barão Vermelho Maurício Barros no órgão e um solo de sax-tenor do americano Ernie Watts.

"Luís Inácio" atraiu muita atenção para os Paralamas. É uma música-protesto em ritmo de rap (ou como descrito por João: "cordel em forma de baião, com roupagem funk"), cujo título e introdução vem de uma frase dita por Luís Inácio Lula da Silva em 1993(Herbert é simpatizante do PT): "Há no congresso uma minoria que se preocupa e trrabalha pelo país, mas há uma maioria de uns trezentos picaretas que defendem apenas seus próprios interesses".

"Esta Tarde" é um rock que não foi para as rádios, e a única faixa do EP que não foi para a coletânea Arquivo II(2000). Porém ganhou um videoclipe, que une os Paralamas a seus pais e filhos. Este clipe foi incluído no DVD Arquivo de Imagens.

Vamo Batê Lata (1995)

01. A Novidade
02. Dos Margaritas
03. Vamo Batê Lata
04. Alagados
05. Caleidoscópio
06. Meu Erro/Soul Sacrifice
07. Trac-Trac
08. O Rio Severino/Paraíba
09. Lanterna dos Afogados
10. Um a Um
11. Você /Gostava Tanto de Você
12. O Beco
13. Romance Ideal
14. Não Estrague o Dia/Sol e Chuva

Disco 2

01. Uma Brasileira
02. Saber Amar
03. Luiz Inácio (300 picaretas)
04. Esta Tarde

Clica aí!!

0 comentários

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br