(1993) Titanomaquia

Postado por RamonRamyres On 21:32

Titanomaquia é o sétimo álbum de estúdio dos Titãs, lançado em Junho de 93.

Pela primeira vez, o Titãs lança um álbum sem seu co-fundador, Arnaldo Antunes, participando - embora assine em parceria com a banda (que mais uma vez recorreu aos créditos coletivos) três faixas: "Disneylândia", "Hereditário" e "De Olhos Fechados".

O massacre que a banda sofreu da crítica na época de Tudo ao Mesmo Tempo Agora foi retribuído com um disco mais furioso ainda - mas desta vez com produção e mixagem bem resolvidas, a primeira a cargo do norte-americano Jack Endino, conhecido por ter guiado a produção minimalista da estréia do Nirvana, Bleach.

Se não foi unanimidade na hora de ser recepcionado pela imprensa, Titanomaquia tampouco fracassou totalmente nessa ocasião. Teve boas resenhas em jornais como a Folha de São Paulo e O Globo. Referente ao público, as vendagens mais uma vez ficaram aquém da expectativa sobre um dos mais representativos grupos de rock brasileiro, mas os shows ainda eram um must à parte.

Os principais sucessos do trabalho foram "Será que é Isso o que Eu Necessito?" (cantada por Sérgio) e "Nem Sempre se Pode ser Deus" (com os vocais de Branco, cujas letras deixavam claro o quanto o grupo esnobava as palavras negativas dos formadores de opinião. Além destas, "Hereditário" - única faixa cantada por Nando, que não encontrou sintonia com o disco, visto seu envolvimento com a MPB, e não compôs uma única faixa presente no CD - e "Taxidermia" (interpretada por Paulo) também tiveram êxito e ganharam videoclipes.

Foi neste mesmo período que a banda, em sociedade com o produtor e jornalista musical gaúcho Carlos Eduardo Miranda, fundou o selo Banguela, de breve existência, mas que revelou ao Brasil um futuro sucesso na mídia, o grupo brasiliense Raimundos. Outros contratados do selo eram o Mundo Livre S/A, o Graforréia Xilarmônica e o Maskavo Roots, só para citar alguns. Já em férias, os integrantes investiram em vários projetos paralelos.

Titanomaquia (1993)

01. Será que é Isso o que Eu Necessito?
02. Nem Sempre se Pode ser Deus
03. Disneylândia
04. Hereditário
05. Estados Alterados da Mente
06. Agonizando
07. De Olhos Fechados
08. Fazer o Quê?
09. A Verdadeira Mary Poppins
10. Felizes são os Peixes
11. Tempo pra Gastar
12. Dissertação do Papa Sobre o Crime Seguida de Orgia
13. Taxidermia

Clica aí!!


0 comentários

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br