Dois é o segundo álbum da banda Legião Urbana, lançado em julho de 1986.
O sucesso do álbum anterior fez com que Renato Russo cogitasse fazer o segundo álbum como duplo, intitulado Mitologia e Intuição. A gravadora, porém, não se entusiasmou com a idéia, e o álbum acabou sendo simples.
Mesmo assim, acabou responsável pela maior quantidade de vendas da história da Legião Urbana, alavancado pelo sucesso de "Eduardo e Mônica", uma faixa que era considerada difícil, por não ter um refrão. O álbum vendeu mais de 1,2 milhão de cópias.
Fazem parte do álbum também os sucessos "Índios", "Tempo Perdido" e "Quase Sem Querer". A faixa "Fábrica" foi durante muitos anos usada para abrir os shows da Legião, o que está registrado no álbum póstumo As Quatro Estações Ao Vivo.
O disco foi planejado para ser duplo e se chamar Mitologia e Intuição. Porém, a idéia foi recusada pela gravadora EMI.
Este álbum entrou na lista da revista especializada Rolling Stone entre Os 100 maiores discos da música brasileira chegando a posição #21.
A faixa "Daniel na Cova dos Leões" abre o disco e no início da gravação, ouve-se algo parecido com um rádio mal-sintonizado tocando um trecho de "Será" e alguns trechos do hino da Internacional Socialista.
O nome de uma das faixas, "Andrea Doria", faz referência a um navio italiano, o SS Andrea Doria, que seguia para Nova York quando naufragou em 25 de julho de 1956, após se chocar com uma outra embarcação de bandeira sueco-americana chamada Stockholm.
Dois (1986)
01. Daniel Na Cova Dos Leões
02. Quase Sem Querer
03. Acrilic On Canvas
04. Eduardo E Monica
05. Central Do Brasil
06. Tempo Perdido
07. Metrópole
08. Plantas Embaixo Do Aquário
09. Musica Urbana 2
10. Andrea Doria
11. Fábrica
12. Índios
0 comentários
Postar um comentário