(1984) Ronaldo foi pra Guerra

Postado por RamonRamyres On 16:21

Primeiro e único disco de Lobão E Os Ronaldos, lançado em 1984.

Em 1984 toda a cena New Wave estava aflorando em terras tupiniquins, Lobão junto com a banda dos tais Ronaldos (que tinha na sua formação a cantora e tecladista holandesa Alice Pink Pank, ex-Gang 90 e as Absurdettes), lançou esse disco, o qual precedeu todo o estouro do RPM.

Ronaldo Foi Pra Guerra tem tudo o que um disco do Duran Duran teria: baladas, rimas absurdas, ritmo frenético cheio de sintetizadores, etc...

A primeira faixa, "Corações Psicodélicos", já dá o clima do disco (tática muito usada por gravadoras naquelas épocas) e é daquelas músicas que te fazem cantar junto. O coral das vozes femininas dá uma sonoridade mais B52's, que era algo que Lobão queria.

"Não Tô Entendendo Nada" é uma narração de um cara tentando "traçar" a Goretti mas "ela só queria segurar minha mão", nas palavras de Lobão. "Tô À Toa Tókio" tem rimas absurdas e provavelmente foram escritas em alguma noitada regada a whysky e drogas, mas a música é interessante.

"Abalado" é uma balada, cheia de metáforas, daquelas pra encher a cara depois de uma noite ruim. "Os Tipos que Eu Não Fui" tem letras as vezes bobas ("Eu sou o arco / Eu Sou a Flecha"), as vezes poéticas ("Até quando eu Minto / Eu Sou seu Enigma"). Em seguida, "Bambina" é liderada por Alice Pink Pank, na época namorada de Lobão e vinda diretamente da Holanda. A música é cantada em Inglês, lembrando muito B52's e letras bizarras como "Papa'd say eat soja-beans / And put in your hard-time jeans / He'd shoot me up to go to school / Then give me pills to keep me cool".

"Me Chama" é uma das baladas mais regravadas no nosso país. É um marco na carreira e sem dúvida catapultou Lobão pro mainstream. De acordo com ele, no programa Discoteca (da emissora MTV), essa música teve de ser acelerada pra que a gravação dele conseguisse ficar no tom (pois ele a compôs fora de seu alcance).

"Inteligenzia" é uma faixa de Alice. É uma faixa engraçada, com letras bem bobinhas como "Pode estar no Himalaia / Ou debaixo de uma saia / Pode estar nos canais de Marte / Ou por trás de uma obra de arte". Engraçado mesmo é ouvi-la cantar em português, pois seu sotaque se sobressai bastante. "Teoria da Relatividade"fala sobre uma corneada porque ele prefere ler a transar com a namorada é genial. O ritmo é divertido, a letra é engraçada, dá pra transformar até em filme. "Enquanto eu leio / Os dois se beijam / E me mandam passear / E eu continuo lendo".

"Dr. Raymundo" é uma música totalmente New Wave e que remete a Dr. Robert dos Beatles. É no minimo inteligente em rimar grilo com Murilo. E finalmente "Ronaldo Foi Pra Guerra", a faixa-título que conta a história de um franco atirador que só quer ver gol. A faixa resume genialmente a consistência desse disco, que é a reunião dos tais Ronaldos. A letra é muito boa e mostra que a ordem das músicas garantiu a uniformidade e inovação desse disco por aqui.


Ronaldo foi pra Guerra (1984)

01. Corações Psicodélicos
02. Não Tô Entendendo Nada
03. To À Toa Tokio
04. Abalado
05. Os Tipos Que Eu Não Fui
06. Bambina
07. Me Chama
08. Rio Do Delírio
09. Inteligenzia
10. Teoria Da Relatividade
11. Dr. Raymundo
12. Ronaldo Foi Pra Guerra

Clica aí!!

2 comentários

  1. Unknown Disse,

    Alguns problemas na matéria....
    1 - Não to entendendo é cantada pelo guitarrista Guto Barros, e não pelo Lobão....
    2 - Dizer que To a toa Tókio foi regada a whiski e drogas é leviano. Deveria perguntar para os autores qual a inspiração.... pobre fazer esse julgamento....
    3 - Mesmo sendo uma reportagem falha, trata-se de um dos maiores discos da musica braileira.

    Posted on 31 de maio de 2009 às 21:13

     
  2. Vanilson-sama Disse,

    Cara, mesmo como a juventude conturbada do Lobo, suas composições trazem a complexidade de seu acervo cultural e sua opinião mostra além da iconodulia a que muitas vezes a cultura brasileira é imposta.
    BAMBINA não tem nada de boba. A música faz uma referência ao João Luíz Woerdenbag (pai) tentando chamar o filho de volta. Lobão teve uma infância super protetora, devido a problemas de saúde e por isso surgiu ligado ao 220 quando saiu de casa. O verso que sugeriu como bobo remete a uma metáfora entre sua família, de aparência mais conservadora, e sua tendência de enxergar além da costa. Nota-se que no Acústico MTV, É dito "Bambino", no masculino.
    A obra é um trabalho e tanto.

    Posted on 11 de outubro de 2012 às 16:03

     

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br